segunda-feira, 6 de novembro de 2017

A Apresentação do "Passeio Mágico com Romeu Correia"


No sábado passado, às 16 horas e alguns minutos, foi apresentado o  livro, "Passeio Mágico com Romeu Correia", da autoria de Luís Alves Milheiro (edição da SCALA com apoio da C.M. Almada), o primeiro de vários que estão inseridos nas comemorações do Centenário do nascimento de Romeu Correia.

A sessão foi bastante concorrida, com lotação esgotada na Sala Pablo Neruda (foi necessário ir buscar mais cadeiras...).



A mesa de honra foi composta por Maria João Ferro (em representação da Câmara Municipal de Almada), Luís Alves Milheiro (autor), Fernando Barão (apresentador da obra) e Francisco Gonçalves (amigo do autor, que declamou dois poemas de F. Barão sobre o Romeu...).


A apresentação de Fernando Barão, embora longa, foi extremamente interessante, porque ele além de falar dos vários capítulos do livro, foi abordando outros acontecimentos históricos de Almada. Ninguém diria que alguém com aquela lucidez e bonomia, está a menos de três meses de completar os 94 anos (talvez digno do "guiness", como ele referiu...).

Luís Milheiro além de fazer os agradecimentos, enalteceu o papel de muitos dos amigos com quem se foi cruzando ao longo dos anos, alguns deles decisivos no crescimento da sua obra literária. Explicou que a opção pelo género de entrevista - utilizando apenas palavras do Romeu, extraídas de entrevistas, crónicas e ensaios nas respostas -, aconteceu por ser a forma mais genuína que encontrou para apresentar o verdadeiro Romeu, nas várias facetas  da sua vida (são 15 os capítulos...), na primeira pessoa.

Há ainda uma segunda parte, em que o autor faz uma entrevista fictícia a Romeu, transportando-o para 2017, em que "falam" das comemorações do Centenário, entre outras coisas.

Não temos qualquer dúvida, de que se trata de um livro, que honra a memória de Romeu Correia.

(Fotografias de João Miguel)

Sem comentários:

Enviar um comentário